Fechar

Geral

abr 08, 2019

UM BRASIL completa cinco anos promovendo diálogo e diversidade de opiniões

No ano em que o Brasil atraía a atenção do planeta por ser a sede da Copa do Mundo, a sociedade brasileira se dividia em torno da eleição presidencial mais acirrada desde a redemocratização. Nesse contexto, para entender e refletir sobre um país de dimensões continentais e a heterogeneidade de seu povo, nascia, em 2014, UM BRASIL.

Notando a cisão política que dominava o País, a plataforma multimídia adotou esse nome com a ideia de promover o diálogo, o entendimento e a busca de consenso, sem excluir visões divergentes acerca das inúmeras realidades existentes no território nacional. E esse tem sido o norte do canal em seus cinco anos, completados em fevereiro de 2019.

Apoiado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o canal UM BRASIL se notabiliza por disponibilizar, gratuitamente, conteúdo em vídeo e publicações impressas e digitais a respeito dos quadros político, econômico, social e cultural do País, além de promover eventos abertos à participação da sociedade civil.

Desde o seu lançamento, a plataforma conta com mais de 760 vídeos – incluindo entrevistas, debates, teasers e clipes –, sete livros de compilações e outros volumes que trazem discussões sobre temas de significativa importância na construção do perfil do brasileiro e das instituições nacionais. Para contribuir para o debate público e estimular a participação do cidadão, as obras impressas são distribuídas em bibliotecas, instituições de ensino, órgãos públicos, institutos, empresas e eventos.

Nas diversas concepções, o conteúdo é formulado com a intenção de favorecer reflexão e análise. No ano passado, essa proposta foi reconhecida no 44º Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), quando o livro UM BRASIL #6 recebeu a premiação na categoria Publicação Especial.  A mesma obra, agora, está entre os finalistas do Prêmio Fundacom (Fundação para a Promoção da Comunicação no Mundo que fala Espanhol e Português), na categoria Publicações – Relatório de Sustentabilidade.

Além de circundar os meios acadêmico, empresarial e político, o canal sempre procurou trazer as novas gerações para a troca de ideias a respeito dos rumos do País. Não à toa, tornou-se marca do canal abrir espaço à juventude engajada e disseminar percepções e projetos de jovens que estão, dentro e fora do País, na linha de frente de iniciativas de inovação científica e de cunho social.

Ao longo desses cinco anos, UM BRASIL construiu uma rede de parceiros sem os quais não seria possível envolver tantas pautas propositivas. A rede se distingue por reunir os mais relevantes think tanks e instituições de ensino nacionais e internacionais; pela colaboração em eventos de referência que vão da discussão do papel do Estado à modernização das áreas jurídica, política, cultural e financeira; por conferências realizadas mundo afora – como a Brazil Conference e a Brazil + China Challenge –; e pela disseminação de conteúdo em veículos de comunicação comprometidos com a informação precisa e o debate público, como os portais InfoMoney e HuffPost e a revista Problemas Brasileiros.

Acima de tudo, UM BRASIL acredita que a compreensão da realidade brasileira e as soluções para seus desafios residem no diálogo para se chegar a um consenso.

Aproveite o conteúdo!

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!