Fechar

Ciência e Saúde

out 18, 2018

O SUS não pode parar, por Antonio José Pereira

Por Antonio José Pereira

Maio de 2018 ficará lembrado como o mês da paralisação dos caminhoneiros que provocou um efeito cascata sobre todos os setores. Vimos supermercados com gôndolas vazias, ruas das nossas principais capitais desertas em pleno horário de pico e a impossibilidade de realizar tarefas simples do cotidiano: escolas suspenderam aulas, fábricas fecharam portas. E a área da saúde? Essa não podia parar. Ainda que possamos ver essa crise como um momento crítico e, talvez, isolado, as lições que ela ofereceu são permanentes.

A falta de insumos hospitalares, como materiais cirúrgicos e medicamentos, podem significar danos graves para a saúde dos pacientes e, em casos mais agudos, levar à morte. No cenário de paralisia e desabastecimento que asfixiou o País naqueles dias, vimos algumas importantes unidades de saúde suspenderem seus serviços. Mas há caminhos para evitar que isso se repita em crises futuras similares.

Exemplo disso, e que poderia ser replicado em outras instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e mesmo privadas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou mão de recursos de gestão de crise e de uma infraestrutura apropriada para enfrentar a paralisação sem que seus pacientes fossem prejudicados.

Como pontos que poderiam ser replicados em outras unidades, vale destacar o comitê de crise instaurado durante a greve para reduzir seus efeitos sobre o hospital. Ele se reuniu diariamente durante a paralisação para avaliar o estoque de suprimentos, incluindo medicamentos e alimentação, e tomar todas as medidas possíveis para atenuar os efeitos da paralisação. Softwares de gerenciamento de crise permitiam a visualização online do que estava ocorrendo. Um trabalho em completa sinergia possibilitou que os problemas fossem previstos e resolvidos antes de comprometer o atendimento. Assim, todos os atendimentos dentro do complexo foram mantidos.

Mas isso não seria suficiente sem uma infraestrutura prévia que desse suporte a esse trabalho. Nesse sentido, o HCFMUSP realizou nos seis últimos anos uma mudança estrutural na forma com que adquire, controla o estoque e distribui seus insumos, incluindo um moderno centro de logística. Só assim – e com a profissionalização da gestão de leitos, prontuários eletrônicos e a adoção das medidas tomadas na crise – é que foi possível garantir os atendimentos de urgência e emergência e mesmo as cirurgias eletivas. O investimento em infraestrutura durante os períodos de normalidade é, portanto, fundamental para que, nos picos críticos, as unidades de saúde estejam preparadas para superá-los.

Áreas instáveis como o estoque do banco de sangue, com a Fundação Pró-Sangue, tiveram atenção especial e o resultado foi extremamente positivo, com uma campanha de comunicação bem-sucedida para que a população doasse sangue. Fica claro, assim, que é preciso falar corretamente tanto com o público externo quanto com o interno, principal‑ mente nesses momentos. Da mesma forma, setores sensíveis, como a nutrição, conseguiram agir com velocidade e organização, garantindo o atendimento de pacientes e familiares.

Essa situação vale como uma lição para o SUS, que pode replicar o procedimento em outras unidades, provando que é possível ter uma gestão similar ou até superior às melhores instituições privadas. Há um SUS que funciona e no qual a população confia. É preciso fortalecê-lo sempre. Mas não se pode prescindir dos investimentos públicos necessários para que unidades como o HCFMUSP garantam o atendimento à população.

*Antonio José Pereira é superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Artigo publicado na revista Problemas Brasileiros, edição especial de setembro de 2018

 

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!