UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Geral

Estamos no Livro 7! Confira entrevistas sobre as fragilidades nacionais

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 13 de dezembro de 2018

Ao longo de 2018, 28 convidados, entre os quais estão intelectuais, executivos, empreendedores e acadêmicos, examinaram as fragilidades socioeconômicas do País em entrevistas ao UM BRASIL. O material integra a nossa mais nova publicação: o livro UM BRASIL #7, disponível para download gratuito aqui. 

De uma série que já conta com outras seis edições anteriores, o livro UM BRASIL #7 contempla 20 entrevistas, algumas com mais de um especialista no tema em questão. A curadoria do material teve como tarefa essencial reunir um time qualificado de convidados das mais diversas áreas do conhecimento, sempre com um objetivo comum: discutir o País.

Vale ressaltar que todas as entrevistas desta edição já estão publicadas no site do UM BRASIL.

Debate FHC e professor José Goldemberg
As reformas necessárias para que o País tenha perspectivas melhores no futuro foram tema de debate entre o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), José Goldemberg. Eles falaram ainda sobre o Plano Real, qual seria o modelo de desenvolvimento mais adequado ao Brasil e os desafios da educação.

Viviane Mosé e Alexandre Schneider
A educação brasileira também foi analisada pela filósofa Viviane Mosé e pelo secretário de Educação da cidade de São Paulo, Alexandre Schneider. Na entrevista, produzida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), eles comentam as políticas públicas educacionais e os desafios de implantação das reformas curriculares recém‑aprovadas.

Bill Carter e Guilherme Rosso
Enquanto a educação passa por um período de crise, o empreendedorismo no campo da ciência passa por uma fase de expansão, segundo destaca o cofundador da Ashoka, Bill Carter. A conversa, que teve o apoio da Emerge Social, conta com a participação do CEO da organização, Guilherme Rosso.

Amyr Klink
Mais um novo tipo de empreendedorismo foi o mote da entrevista com o empreendedor, escritor e navegador Amyr Klink. Ele traça um paralelo entre os desafios do mar, da vida e da capacidade de criar do brasileiro. No encontro, realizado em parceria com a XP Investimentos, o velejador comenta a fase transformadora pela qual o País passa e acredita que o momento contribui para a construção de novos valores.

Joice Toyota e Marcelo Issa
Pensando o Brasil do futuro, outro debate, realizado em parceria com o Colégio Santa Marcelina, reúne a diretora‑executiva do Vetor Brasil, Joice Toyota, e o fundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa. Eles apontam como melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio da seleção dos servidores e da valorização dos bons profissionais.

Patricia Ellen
A maneira de aumentar a eficiência no sistema público também foi tema da conversa com a presidente da Optum no Brasil e professora do Centro de Liderança Pública (CLP), Patricia Ellen. Com foco em saúde, o bate-papo, organizado em conjunto com o CLP, aborda como a tecnologia pode auxiliar a desafogar essa área.

Lawrence Reed, Derson Maia e Mônica Sodré
Outros desafios que permeiam diversos setores no País – como o inchaço do Estado, a desigualdade e a corrupção – foram tratados pelo economista e presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed. No encontro, feito com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele explica que os problemas citados têm relação com a falta de entendimento da diferença entre privilégios e direitos.

Essa reflexão esbarra em outra discussão importante: democracia como melhor alternativa de governo “por carregar valores essenciais como a preservação das liberdades individuais”. É o que apontam o servidor público federal e copresidente do Frente Favela Brasil, Derson Maia, e a cientista política e professora de pós‑graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mônica Sodré, em gravação organizada com o Colégio Bandeirantes.

George Niaradi e Tanguy Baghdadi
A atual política externa brasileira não ficou de fora da sétima edição do UM BRASIL: George Niaradi, pós-doutor em Direito Natural, e Tanguy Baghdadi, o professor de cursos de MBA do Ibmec, defendem a multiplicidade da agenda brasileira no cenário internacional e a concretização de novos acordos no debate promovido pela FecomercioSP e pelo Ibmec-SP.

Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo e Jean Galvão
Por fim, os cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo e Jean Galvão discutem os limites e o alcance do humor na atualidade em debate gravado pelo canal. Para arrematar, charges dos três artistas e de Benett, o mais novo integrante do time UM BRASIL, ilustram os encontros registrados no sétimo livro de forma bem-humorada.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

ESG

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE

Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica

ver em detalhes
Economia e Negócios

O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI 

Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação

ver em detalhes
Economia e Negócios

Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”

Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.