Fechar

Economia e Negócios

nov 28, 2019

Especialistas alertam sobre urgência de mudanças no sistema tributário

As empresas gastam muito tempo e dinheiro para conseguir atender às exigências do sistema tributário brasileiro. Conhecida por ter normas complexas e alta carga de impostos, a engrenagem de arrecadação é tida como uma barreira ao desenvolvimento empresarial e ao crescimento econômico do País.

A discussão sobre o tema vive um momento importante de debate entre tributaristas, economistas e empresários. Embora haja pontos de vista diferentes sobre o que deve ser feito, todos são unânimes em alertar sobre a urgência de mudanças no sentido da simplificação.

A falta de reformas nesse quesito resultou na queda de posição do Brasil no relatório Doing Business 2020, divulgado em outubro. O País caiu da 109ª posição para a 124ª no ranking que avalia a facilidade de se fazer negócios no Brasil. E o pagamento de impostos foi um dos indicadores que mais influenciaram nesse declínio.

As deficiências do sistema tributário e suas consequências no cotidiano das empresas são abordadas em entrevistas do UM BRASIL, publicadas também no livro #8.

Veja as entrevistas abaixo:

Soluções para o sistema tributário brasileiro, por Bernard Appy

O complexo sistema tributário brasileiro, por Ana Carolina Monguilod

Reforma Tributária é a mais urgente, mas requer agenda fiscal, por Paulo Rabello

Propostas de simplificação tributária da FecomercioSP

Veia empreendedora é sufocada no Brasil, por João Miranda

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!