Fechar

Política

jul 03, 2018

Crise política gera transformação no modelo brasileiro

A crise política na qual o Brasil está mergulhado desde o início da Operação Lava Jato, em 2014, culminou em um momento de transformações nas quais alternativas são apontadas para que o modelo brasileiro evolua e atenda às necessidades da sociedade.

Em debate promovido pelo UM BRASIL, o copresidente do Conselho de Economia, Sociologia e Política da FecomercioSP Paulo Delgado fala que a possível falta de renovação do Congresso brasileiro nas próximas eleições pode gerar uma crise no futuro. Para o cientista político, caso isso ocorra, o cenário para o Parlamento será negativo em razão da ausência de legitimidade.

“Nós poderemos ter a maior não renovação da história do Congresso Nacional. O parlamento é velho, e o único personagem que pode desequilibrar o jogo é o presidente da República”, analisa.

O economista da FecomercioSP e sócio da FFA Consultoria, Fábio Pina, enfatiza que a grande quantidade de pré-candidatos à presidência reforça a incerteza política e em nada colabora para o crescimento econômico. “Nenhum candidato é tão bom quanto o seu discurso. Essas incertezas podem minar todo o progresso que a gente fez com a política econômica mais liberal”, diz.

O cientista político e superintendente executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Sergio Fausto, concorda que, atualmente, há uma crise da democracia representativa no mundo e acredita na possibilidade de renovação da política no Brasil sob o risco da crescente descrença eleitoral.

“Há a dimensão da representação: é uma crise política que tem a ver com o fato de que a sociedade, em grande medida, não se vê bem representada nas instituições clássicas da democracia representativa [partidos, congressos e parlamentos, por exemplo] tal como ela se desenvolveu a partir do século 19”, observa.

Para o sociólogo, cientista político e ambientalista Sérgio Abranches, os partidos em si estão parando de fazer sentido, já que, à medida que a sociedade se atualiza, a política continua analógica.

“Duvido que os partidos sobrevivam ao processo de digitalização geral da sociedade. O partido era uma forma de organizar ideias analógicas em blocos e plataformas que permitiam que as pessoas identificassem cada uma. É uma transição profunda, radical e absoluta, o fim do mundo tal como nós conhecemos”, explica.

Na visão do professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) José Eduardo Faria, o modelo de política estatal não é mais visto como único e mais importante pelos novos agentes de ação da sociedade, especialmente os jovens.

“Antes, os meus alunos interessados em política iam para a atividade parlamentar. Nos últimos 15 anos, esses jovens querem atuar em organizações não governamentais, coletivos ou organismos multilaterais”, diz.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!