Fechar

Política

out 03, 2018

A renovação é uma tendência, por Humberto Dantas

Por Humberto Dantas

Tais condições combinam dois pontos corrosivos: poder e sobrevivência. O poder inebria, a busca pela sobrevivência gera desespero. Quem arrefece essa combinação? Em tese, a justiça, a ética e a capacidade de os cidadãos, no universo público, construírem um mundo mais democrático. Definitivamente, não é isso que temos em nossa realidade: falta-nos ética republicana, justiça eficiente e proba e valores democráticos. E agora?

A sociedade se distanciou de forma expressiva da política, dos políticos e dos partidos. Em 2016, algumas cidades bateram recordes de abstenção e votos inválidos, e candidatos vencedores afirmaram distância absoluta da política. Tais comportamentos foram compreendidos por parcelas da sociedade como algo danoso. A partir disso, começamos a experimentar discursos ao estilo “só sairemos da crise política com mais política”. Perfeito: a saída para o problema é um mergulho no próprio problema, transformando‑o por dentro. Concordo com isso, mas, numa democracia, esse acordo precisa ser percebido por grandes contingentes.

E para que tais conjuntos da sociedade sejam impactados, movimentos e projetos nasceram pregando renovação. O primeiro problema é: quem está se apresentando como novidade nem sempre a representa. O segundo ponto está associado ao fato de que muitos daqueles que “entram na política” entendem pouco dela e, com posturas viciadas e arrogantes de “salvadores da pátria”, tendem a contribuir para o aprofundamento do problema. Não devemos tratar tais pontos como regras, e tampouco como uma versão única de muitas das novidades que estão por aí, pelo contrário – é possível encontrar muita atitude boa nessa onda de experimentações e novas leituras da política.

O problema maior, no entanto, está aqui: se por um lado existe quem queira renovar, inovar, aprimorar e aperfeiçoar, por outro, temos de retomar a inexistência de espaço vazio na política. Para toda ação de renovação haverá uma reação de conservação. Quando as reformas políticas mais recentes pregam recursos escassos, centralização das verbas nos partidos e redução aguda dos tempos de campanha, o que estão a dizer? Que os eternos políticos querem se proteger, elevando suas chances de domínio e evitando a renovação. Esse choque tende a ser desigual, quase uma luta entre o gigante Golias e o pequenino Davi. Quem era o favorito? Davi venceu, mas o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, e na política, o conflito pode ser ainda mais desequilibrado. Sinceramente, não acredito que teremos uma renovação imensa no ambiente onde a questionável e desgastada política mais se manifesta – o Poder Legislativo. No entanto, não tenho dúvida alguma de que o desejo por mudança é menos um conflito físico direto e mais uma tendência com grande potencial de contaminação no médio e longo prazos. Assim, a sociedade vai se renovar, mas isso pode levar tempo.

*Humberto Dantas é cientista político e conselheiro da FecomercioSP
Artigo publicado na revista Problemas Brasileiros, edição especial de setembro de 2018

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!