ago 06, 2021

Cecilia Machado – Folha

A maternidade ainda é o principal motivo para o afastamento das mulheres do mercado de trabalho. A afirmação é da economista Cecília Machado, professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e economista-chefe do banco BOCOM BBM, em conversa com o professor da New York University Shanghai, Rodrigo Zeidan.

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, Cecilia aborda importantes discussões para o País que foram temas de sua pesquisa, como o estudo sobre a maternidade e mercado de trabalho, além de como as políticas públicas podem auxiliar numa mudança de comportamento e no acesso à educação superior. Ela mostra como a licença-maternidade no Brasil ainda é vista como direito da mulher, e não da família. “A partir do momento em que as firmas perceberem que os homens vão tirar essa licença, elas não vão ver mais o homem como muito diferente da mulher”, disse.

Segundo ela, a facilidade que a empresa tem para contratar um funcionário substituto e poder dispensá-lo depois é o que faz com que a licença pese ou não nos custos do negócio. A entrevista faz parte da série Papel do Estado, do UM BRASIL em parceria com a Columbia Global Centers e com o Center on Global Economic Governance.

Folha de São Paulo | 30/07 : Licença para homem diminuiria abandono de carreira de mulheres após maternidade, diz economista

Políticas públicas podem quebrar estereótipos de gênero na sociedade | Um Brasil

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!