Vice-presidente do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Foi copresidente da Força-Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC.
Foi pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Também foi chefe da divisão de Sensoriamento Remoto e coordenadora de Observação da Terra da instituição.
Foi coordenadora dos cursos nas áreas de Tecnologia, Economia e Administração, além de diretora da Faculdade de Engenharia de São José dos Campos.
Foi coordenadora nacional da Sociedade Latino-Americana de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (Selper).
Foi membro do Comitê Científico do Projeto Land Use/Cover Change do IGBP/IHDP (International Geosphere Biosphere Programme/International Human Dimensions Programme), do Inpe.
Atuou como secretária nacional na Secretaria de Programas e Políticas de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e secretária nacional na Secretaria de Mudança Climática e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Graduada em Matemática pela Universidade Roosevelt (Estados Unidos), com mestrado em Probabilidade e Estatística pela mesma instituição, e com doutorado em Estatística Espacial pela Universidade de Sheffield (Inglaterra).
UM BRASIL
Na entrevista de setembro de 2021, Thelma examina o relatório do IPCC sobre o rápido avanço das mudanças do clima. Ela também explica como eventos extremos de seca, falta de água e calor excessivo são provas claras de que todas as regiões do mundo estão sendo afetadas pelo aquecimento global.
Economia e Negócios
Vera Monteiro e Humberto Falcão discutem os desafios e os rumos da modernização do Estado brasileiro
ver em detalhes
Educação e Cultura
Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados
ver em detalhes
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes