Fechar

Renato Nalini

José Renato Nalini é jurista, professor e atual secretário de Educação do Estado de São Paulo.

Nascido em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), instituição que presidiu durante o biênio 2014/2015. Antes, atuou como promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e como juiz nos municípios de Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.

É imortal da Academia Paulista de Letras (APL), na qual ocupa a 40ª cadeira, e membro da Academia Brasileira da Educação. É autor, entre outros, dos livros Ética da magistratura, A rebelião da toga e Ética ambiental.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e tem mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Lecionou em diversas instituições e, atualmente, é professor da pós-graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove).

UM BRASIL

Nalini participou do documentário realizado pelo UM BRASIL sobre o Judiciário e se mostrou favorável aos acordos que impedem que o sistema fique mais sobrecarregado. Para ele, a busca por negociação mostra que a sociedade está procurando novos caminhos para resolver pendências. A gravação foi realizada no dia 9 de dezembro de 2016.

Mais Vistos