Fechar

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é professor adjunto de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV).

Também é coordenador do programa de pós-graduação da Escola de Relações Internacionais e da Escola de História e Ciências Sociais em São Paulo (CPDOC-SP), da FGV.

É membro não residente no Instituto de Política Pública Global (GPPi) em Berlim e colunista do El País Brasil e do Americas Quarterly. Também já colaborou em jornais como The New York Times (EUA), Financial Times (Reino Unido) e Global Times (China).

Atualmente, coordena um projeto de história oral que traz depoimentos de ex-presidentes, chanceleres e diplomatas latino-americanos.

É doutor em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) e mestre em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government, de Harvard University (EUA).

É autor de obras como BRICS e o futuro da ordem global e O mundo pós-ocidental: potências emergentes e a nova ordem global.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Oliver Stuenkel fala sobre a ideologização da política externa e as relações do Brasil com EUA e China. Também comenta sobre o papel do País na crise da Venezuela e a necessidade de a política brasileira liderar o desenvolvimento da América do Sul. A entrevista foi publicada no dia 17 de maio de 2019.

Mais Vistos