Luiz Carlos Bresser-Pereira é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, além de doutorado em Economia pela USP.
É presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política. Foi professor visitante de Desenvolvimento Econômico na Universidade de Paris I, na França, e de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da USP. Foi também visitante da Universidade de Oxford e do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Bresser-Pereira oferece regulamente um seminário de um mês na École de Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, na França. Já recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. na Argentina.
Foi diretor-presidente do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) e secretário do Governo do Estado de São Paulo. Também exerceu os cargos de ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia e Inovação.
Atualmente, é professor de Economia e Ciência Política da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), livre-docente em Economia e doutor em Ciências Econômicas na USP.
UM BRASIL
Bresser-Pereira analisou, em entrevista gravada em 12 de abril de 2016, as razões que não permitem que o Brasil cresça como deveria.
Em nova entrevista, realizada em março de 2024, Bresser-Pereira sinaliza que a lógica da máquina pública, de servir como uma espécie de “caixa” que redistribui riqueza – favorecendo os mais pobres e as atividades mais dinâmicas da economia –, não funciona no Brasil. “O critério de distribuição, muito frequentemente, não é esse. [Impera] o ‘poder’ que cada um tem para agarrar sua parte”, alerta.
Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhesPara o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhes