Fechar

José Pastore

José Pastore é presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho (Cert) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Também é professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.

Tem os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciência e de PhD em Sociologia, ambos pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Também é mestre em Ciências Sociais, pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo, e graduado na mesma área, pela USP.

Publicou diversos livros nas áreas de relações do trabalho, emprego e recursos humanos.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, José Pastore destaca a necessidade de atar os benefícios trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores, e não mais aos empregos, em função do crescimento das atividades sem vínculo empregatício. Ele também ressalta que o avanço tecnológico impõe que o trabalhador se requalifique continuamente. Além disso, aponta que o mercado de trabalho brasileiro deve demorar para se recuperar da crise oriunda da pandemia de covid-19. A entrevista foi ao ar no dia 1º de maio de 2020.

Mais Vistos