Fechar

Fernando Limongi

Fernando Limongi é professor titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP).

Também é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci) da USP.

Desenvolve pesquisas sobre regimes políticos, eleições e relações entre poderes.

É mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de Chicago, respectivamente, além de graduado em Ciências Sociais pela USP.

É coautor de Executivo e Legislativo na nova ordem constitucional e Política orçamentária no presidencialismo de coalizão, ambos em parceria com Argelina Figueiredo. Ao lado de outros autores, também escreveu Democracy and development: political institutions and well-being in the world, 1950-1990.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Limongi argumenta que a relação de troca de apoio por verbas e cargos entre governo federal e Congresso Nacional se deve à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ter derrubado a cláusula de barreira, em 2006. Além disso, ele destaca os benefícios recebidos pelos pequenos partidos e o mecanismo que forma o chamado “Centrão”. A entrevista foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2021.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil