Fechar

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República do Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003.

Foi senador e um dos relatores do Congresso Constituinte de 1987/88. No governo Itamar Franco, foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.

É professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se licenciou em Sociologia e obteve os graus de doutor e de livre-docente.

Também lecionou no Chile (Universidade de Santiago), nos Estados Unidos (Stanford, Berkeley, Brown e Princeton), na Inglaterra (Cambridge) e na França (Paris Nanterre, École des Hautes Études en Sciences Sociales e Collège de France).

Foi presidente da Associação Internacional de Sociologia, membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences e recebeu o doutorado honoris causa de mais de 20 universidades.

É membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual ocupa a cadeira 36.

UM BRASIL

Fernando Henrique Cardoso participou de debate sobre educação e desenvolvimento econômico ao lado do presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), José Goldemberg. Na discussão, o ex-presidente comenta sobre a importância de investir no ensino básico, de as universidades estimularem os alunos à pesquisa e de o governo comunicar à população os meios para resolver as dificuldades econômicas do País. O debate foi publicado no dia 18 de dezembro de 2018.

O ex-presidente também participou de um debate sobre os 25 anos do Plano Real, ao lado do ex-embaixador Rubens Ricupero e do economista Persio Arida. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.

Mais Vistos