Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República do Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 2003.
Foi senador e um dos relatores do Congresso Constituinte de 1987/88. No governo Itamar Franco, foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.
É professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se licenciou em Sociologia e obteve os graus de doutor e de livre-docente.
Também lecionou no Chile (Universidade de Santiago), nos Estados Unidos (Stanford, Berkeley, Brown e Princeton), na Inglaterra (Cambridge) e na França (Paris Nanterre, École des Hautes Études en Sciences Sociales e Collège de France).
Foi presidente da Associação Internacional de Sociologia, membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences e recebeu o doutorado honoris causa de mais de 20 universidades.
É membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual ocupa a cadeira 36.
UM BRASIL
Fernando Henrique Cardoso participou de debate sobre educação e desenvolvimento econômico ao lado do presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), José Goldemberg. Na discussão, o ex-presidente comenta sobre a importância de investir no ensino básico, de as universidades estimularem os alunos à pesquisa e de o governo comunicar à população os meios para resolver as dificuldades econômicas do País. O debate foi publicado no dia 18 de dezembro de 2018.
O ex-presidente também participou de um debate sobre os 25 anos do Plano Real, ao lado do ex-embaixador Rubens Ricupero e do economista Persio Arida. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes