SUS fez a maior distribuição de renda já existente no País
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO

REPRISE | ENTREVISTA PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 09\08\2019
O Sistema Único de Saúde (SUS) é comumente criticado por não conseguir atender com qualidade a toda a população brasileira. Apesar dessa deficiência, o médico cancerologista Drauzio Varella afirma que o sistema é a maior revolução na história da medicina brasileira.
“Nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes ousou oferecer saúde gratuita para todos. É o maior projeto de saúde pública do mundo responsável pela maior distribuição de renda já existente no País. O Bolsa Família é brincadeira perto do SUS. A quantidade de gente que se beneficia do SUS é superior à das pessoas que recebem o Bolsa Família. Esse aspecto da distribuição de renda ninguém discute”, enfatiza em entrevista ao UM BRASIL, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Na entrevista feita por Renato Galeno, Drauzio Varella lembra de programas considerados sucessos internacionais como o de vacinação e de transplantes de órgãos, além de ressaltar que o sistema tem um alcance maior que a maioria da população imagina. “O problema é que a imagem do SUS é péssima por uma série de dificuldades de organização do sistema e de falta de financiamento, de modo que o contato das pessoas com o SUS é o pronto-socorro quando elas ficam doentes. A maioria que recorre a um pronto-socorro podia ter sido tratada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explica.
Além dos problemas do sistema, o médico fala de outras questões de saúde pública preocupantes – como o movimento antivacina – e dos malefícios que a possível redução do imposto do cigarro pode causar. “Esse movimento é formado por um bando de delirantes sem a menor formação científica. Eles cometem um crime [ao desestimular a vacinação infantil, principalmente nas camadas mais pobres da população]. Tinha de ter um artigo no código penal que punisse essas pessoas”, critica.
A gravação é parte da série de entrevistas fruto da parceria do canal com a Brazilian Student Association (BRASA). Outros vídeos serão publicados no canal. Acompanhe!
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhes
Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhes
Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos
Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes