UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Professor de Direito defende sociedade sem presença do Estado

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Publicado em: 23 de janeiro de 2018

ENTREVISTADOS

O físico, economista e professor de Direito da Santa Clara University, David Friedman, defende em entrevista ao UM BRASIL uma organização econômica e social sem a presença do Estado. A entrevista é resultado de parceria entre o canal e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).

Na conversa com o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, Friedman lembra de sociedades mais primitivas que operavam bem e sem governo, como o norte da Somália e os índios Comanche. Ele cita ainda o caso da Islândia, na era das Sagas, que tinha uma legislação, mas não havia um braço executivo do governo que aplicasse essas leis. “Existem vários exemplos de sociedades que funcionaram sem o que chamamos de ‘governo’. Não sabemos se isso funcionaria no mundo de hoje porque nunca fizemos esse experimento”, diz.

Friedman também discute os impactos das novas tecnologias no futuro e destaca que as tecnologias podem ser usadas para nos beneficiar ou prejudicar. “A tecnologia em si é neutra. Uma faca não é boa nem má. Eu uso uma faca para cortar o meu pão e a mesma faca pode ser usada por outra pessoa para cortar o meu pescoço. Então, não é culpa da faca. A tecnologia pode fazer os dois”, explica Friedman.

Considerado um dos principais expoentes do chamado “anarcocapitalismo”, Friedman se diz favorável aos acordos particulares. O especialista acredita que o mundo online se desenvolveria bem mesmo sem a intervenção do governo e aponta que algumas empresas já vivem essa realidade.

Ele dá como exemplo a política de feedback praticada pelo eBay, empresa norte-americana de comércio eletrônico. Caso o vendedor engane o comprador e não entregue o produto combinado, o usuário avalia de forma negativa a reputação dele e este fica impedido de usar o site novamente por muito tempo. “Muitas coisas que cabiam ao governo hoje são feitas em particular”, diz.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País

Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças

ver em detalhes
Entrevista

Brasil precisa renovar a agenda do debate público

Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes

ver em detalhes
Entrevista

Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio

Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail