UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Ciência e Saúde

Pandemias trazem à tona leituras milenaristas e utópicas

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 24 de abril de 2020

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Renato Galeno

A insegurança gerada por pandemias como a do novo coronavírus leva à criação e à divulgação de leituras milenaristas e utópicas como forma de explicar os acontecimentos vividos em nível global. Na análise sobre o tema feita ao UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP –, a historiadora e escritora Mary Del Priore considerada a atitude quase sistêmica diante de grandes tragédias.

“A visão da pandemia como um flagelo de Deus ou a luta entre o bem e o mal é algo que se repete. O presente, quando terrível, leva à necessidade de se pensar em uma explicação que as próprias estruturas políticas não conseguem dar”, explica Mary.

A historiadora fala ao jornalista Renato Galeno que a falta de preparo dos governantes ganha importância ainda maior durante uma situação como esta da atualidade: “A incerteza sobre o amanhã é nostálgica e nos convida a pensar em grandes figuras que marcaram a história do mundo pela sua sensatez e compromisso com o seu povo, mas a vida política mudou e hoje o que a população exige são gestores, administradores. Isso cria um problema para a política brasileira que é a busca pelo novo. As pessoas querem um novo gestor ou administrador que possibilite que elas regularizem suas vidas e que dê o mínimo de justiça social. Essa busca do gestor leva o Brasil a uma corrida atrás de soluções”.

Mary Del Priori também traça um paralelo da pandemia do covid-19 – em que o isolamento em algumas regiões do País perdeu força – com a gripe espanhola, de 1918, período em que a ignorância sobre o vírus e a falta de informação imperavam. “Não há cura para o covid-19 e nesse aspecto estamos mais ou menos no mesmo impasse que o da crise espanhola. Observo que no Brasil há o desespero da população, especialmente das camadas menos favorecidas, e um cansaço psíquico de ficar entre quatro paredes, além do desgoverno vindo de um governo que não dá orientações claras”, critica ela.

Confira a entrevista na íntegra. Inscreva-se no canal UM BRASIL.

Crédito da foto: divulgação

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes
Política

Entre cliques e votos, cidadania no Brasil será cada vez mais digitalizada 

Na opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.