UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

“Não faz nenhum sentido decidir a carreira aos 18 anos”, diz Silvio Genesini

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Publicado em: 22 de julho de 2016

ENTREVISTADOS

Os jovens de hoje fazem parte de uma geração que deve experimentar diversos campos de conhecimento e maneiras de trabalhar antes de se decidir por uma carreira exclusiva, afirma o consultor e especialista em tecnologia da informação Silvio Genesini.

Em entrevista ao UM BRASIL, Genesini explica que as universidades precisam mudar o seu papel quanto ao ensino e à aplicação dos conhecimentos. “A nova geração tem uma relação de curto prazo no trabalho, tem mais interesse em empreender, viver em outros países, conhecer outras culturas, ter períodos sabáticos, estudar no meio dos trabalhos. A vida do jovem será de experimentações.”

Segundo ele, isso se deve à crescente longevidade e ao avanço tecnológico, que permitem que uma pessoa conheça coisas diferentes e, consequentemente, opte por mudar de profissão ao longo da vida. Genesini critica o modelo de formação atual oferecido pelas universidades brasileiras. “A escola ainda é muito voltada para pesquisa pura e não entende como que nos Estados Unidos muitos professores e alunos podem virar empreendedores. Muita gente no conselho do Google saiu de Stanford”.

Para o especialista em tecnologia da informação, a inovação é fundamental para a sobrevivência empresarial no mundo capitalista atual. “Para isso, é preciso a universidade formando pessoas preparadas, uma comunidade que invista, jovens dispostos a empreender e que tomem riscos.” Na entrevista, ele também fala sobre mudanças nos processos industriais e de negócios, além da formação de novos profissionais no Brasil e no mundo.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País

Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças

ver em detalhes
Entrevista

Brasil precisa renovar a agenda do debate público

Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes

ver em detalhes
Entrevista

Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio

Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail