UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

“Governo precisa ter critérios para dialogar com setor privado”, diz Sérgio Lazzarini

Publicado em: 2 de fevereiro de 2017

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Uma relação próxima entre Estado e setor privado, envolvendo incentivos e subsídios, tem que ser administrada pelo governo obedecendo a critérios, para que sejam evitados casos de corrupção entre as partes. Assim interpreta o professor do Insper Sérgio Lazzarini.

Em entrevista ao UM BRASIL, em parceria com o Infomoney, o PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, da Universidade de Washington, diz que o governo brasileiro falhou nessa relação com o setor privado nos últimos anos, como se vê nas investigações conduzidas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

“Tem que ter um setor público muito competente que saiba dialogar com o setor privado, mas com critérios. Se vai abrir concessão, parceria público-privada, empréstimo pelo BNDES, tem que ter pessoas que saibam conversar com o mercado”, afirma Lazzarini.

“O diabo é que essas relações podem ficar disfuncionais. Por isso, tem que colocar critérios”, completa o professor. Lazzarini diz que parte dos grandes empresários e dos políticos mantém relação próxima porque o governo é uma fonte de dinheiro.

“O empresário sabe que tem benefícios [nessa relação]. O governo tem uma torneira aberta. Assim, o empresário se conecta ao sistema político”, diz o professor do Insper. De acordo com ele, a Lava Jato, responsável por evidenciar os casos de corrupção envolvendo políticos e empresários, deve se tornar tendência no País, uma vez que possui apoio popular.

“O que me preocupa em particular é que precisamos fazer reajustes dos benefícios. Diversos benefícios têm que ser cortados ou reduzidos. Não sei se vamos conseguir encampar as reformas, dada a sensação de as pessoas se sentirem lesadas há tanto tempo [pelos políticos]”, diz Lazzarini.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial 

Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias

ver em detalhes
Entrevista

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos 

O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo

ver em detalhes
Entrevista

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.