A lógica da corrupção, analisada por Luiz Felipe d’Avila
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
O cientista político Luiz Felipe d’Avila, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), analisa a lógica da corrupção e suas origens, o papel dos gestores públicos e os valores da sociedade contemporânea.
Ele avalia que “a corrupção é a febre e não a doença, indicando um sistema que não está andando bem”. Em entrevista ao UM BRASIL, o cientista político ressalta que a impunidade ainda é um problema estrutural no Brasil.
Por outro lado, ele diz é um hábito brasileiro achar que prender alguns culpados resolverá o problema. Luiz Felipe d’Avila reafirma a necessidade de punição, mas enfatiza que a estrutura está viciada.
Ele questiona: “Como podemos mudar a governança nas estatais? Como podemos aproveitar isso como uma grande iniciativa para mudar a seleção e os critérios de escolha de presidentes e conselheiros das estatais e de auditoria interna, entre muitas outras mudanças, para transformar as estatais em empresas competitivas?”
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País
ver em detalhes
O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
ver em detalhes
Brasil só avançará com um pacto nacional pela Educação
O neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País
ver em detalhes