UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

4ª Revolução Industrial é um novo capítulo da história

Publicado em: 18 de maio de 2018

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Jaime Spitzcovsky

A intensidade do impacto causado pelo avanço das tecnologias na economia e no mercado de trabalho vai depender da ação de diferentes setores da sociedade, segundo análise do chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, Thomas Philbeck, em entrevista ao UM BRASIL.

“O impacto pode ser drástico, e claro que muita coisa vai depender de regulamentações, governos, indústrias, sociedade civil e de como todos esses elementos trabalharão juntos para decidir como lidar com essas tecnologias e como elas serão desenvolvidas de acordo com os valores culturais e éticos de cada nação em particular.”

Na conversa com Jaime Spitzcovsky, Philbeck afirma que a humanidade assiste à descentralização de tecnologias, como blockchain e impressoras 3D e multidimensional, e que essas e outras mudanças vão mudar a vida das pessoas por todos os aspectos.

“Eu diria que a quarta Revolução Industrial é um novo capítulo do desenvolvimento humano, que vem sendo impulsionado por tecnologias extraordinárias que impactam todos os diferentes aspectos de nossas vidas. Isso inclui o que significa o ser humano para nós, o que significa ser um cidadão, fazer parte de uma família, ser um funcionário, pois muitas das tecnologias são de escala global que afetarão todos nós”, afirma.

Philbeck destaca que as transformações tecnológicas podem afetar diferentes áreas de formas distintas ao redor do mundo e que os principais beneficiados serão as empresas de tecnologia e aqueles com acesso a um conjunto de meios de produção.

“Dizer que a quarta Revolução Industrial vai afetar a todos nós de forma igual seria um erro. Da mesma forma que a segunda e a terceira revoluções industriais não afetaram o mundo todo da mesma forma. Acho que os ‘vencedores’ são aqueles que promoverão inclusão, sustentabilidade e diversidade”, afirma.

Segundo o chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, o conjunto de habilidade que mais se destacará na quarta Revolução Industrial é o que permite que as pessoas colaborem e trabalhem juntas.

“As habilidades são cognitivas no sentido de se poder olhar, questionar, entender e sintetizar informações. Outros tipos de habilidades como colaboração e formação de equipe serão muito importantes, pois essas tecnologias não vão funcionar graças à inteligência de uma única pessoa. É necessária toda uma equipe para isso”, argumenta.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.