UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Unanimidade: indústria 4.0 vai revolucionar a economia

  • COMPARTILHAR
Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 18 de julho de 2019

Os especialistas entrevistados pelo UM BRASIL são unânimes: a indústria 4.0 vai transformar completamente a economia. Eles afirmam que as diferentes tecnologias como computação na nuvem e inteligência artificial, podem aumentar a produtividade das empresas, além de aproximá-las do consumidor.

Apesar dessa expectativa, o presidente e CEO da Siemens no Brasil, André Clark, ressalta que muitas empresas nacionais ainda enfrentam problemas básicos de gestão e de qualidade dos produtos. Por isso ele estima que se o País mantiver um ciclo economicamente favorável nos próximos três anos, ainda nesta década, 80% da indústria brasileira esteja adequada à indústria 4.0.

“A indústria 4.0 é o uso das inúmeras ferramentas que já existem para a tomada de decisão e ganho de produtividade. Isso muda o modelo de negócio e aproxima o empresário da realidade do cliente, integra a cadeia de valor e permite planejar o ambiente de manufatura”, afirma o executivo.

Para o chefe de Estudos de Ciência e Tecnologia do Fórum Econômico Mundial, Thomas Philbeck, a intensidade do impacto causado pelo avanço das tecnologias na economia e no mercado de trabalho vai depender da ação de diferentes setores da sociedade.

“Dizer que a quarta Revolução Industrial vai afetar a todos nós de forma igual seria um erro. Da mesma forma que a segunda e a terceira revoluções industriais não afetaram o mundo todo da mesma forma. Acho que os ‘vencedores’ são aqueles que promoverão inclusão, sustentabilidade e diversidade”, salientou.

O gerente-geral para a unidade de Global Technology Services da IBM América do Norte, Rodrigo Kede, acredita que o País precisa investir em empreendedorismo, pois outros países estão mais avançados no quesito inteligência artificial.

“A inteligência artificial vai mudar todas as profissões e todas as indústrias. O Brasil precisa de mais organização e alinhamento entre os setores acadêmico, privado e público para incentivar pesquisas e tecnologia, pois esse é um grande caminho para a produtividade. Para mim, é uma questão de organização e foco”, disse o executivo.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Livro UB 11

Reforma Administrativa é um dos eixos centrais da publicação UM BRASIL #11 – Modernização do Estado

Obra reúne reflexões estratégicas sobre os principais obstáculos institucionais e estruturais que dificultam a construção de um Estado mais eficiente e comprometido com a cidadania

ver em detalhes
Economia e Negócios

UM BRASIL e RenovaBR discutem modernização do Estado com Marcos Lisboa e Felipe Salto na segunda-feira (28)

Live no YouTube marca lançamento do livro ‘UB #11 — Modernização do Estado’, com entrevistas realizadas pelo Canal em 2024

ver em detalhes
Livro UB 11

Nova edição da coletânea UM BRASIL discute a modernização do Estado

Livro lançado traça um panorama profundo e plural com perspectivas e caminhos para um país em transformação, reunindo vozes que pensam os obstáculos do presente e do futuro

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail