UM BRASIL discute como desigualdade econômica impacta vida dos brasileiros
A desigualdade econômica está presente em todos os países do mundo, e seus efeitos estão expostos na miséria, no desemprego e em outras mazelas. A maneira como ela impacta a vida dos brasileiros foi tema de discussão de entrevistas do UM BRASIL.
Na análise do presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed, a desigualdade econômica gerada por aqueles que usam suas conexões no governo para conseguir vantagens, proteção e subsídios é uma barreira que impede o progresso econômico de muitas pessoas. Na conversa com o canal, ele diz que quanto mais uma sociedade segue no caminho do favoritismo, maior será a desigualdade.
“Eu acho que as pessoas precisam reaprender a diferença entre privilégios e direitos. Direitos são coisas que vêm para você em virtude do seu nascimento, por você ser um indivíduo único, soberano e independente. O privilégio não é um direito; é algo que pode ser um favor especial só para você, talvez por causa de alguma conexão política que fez”, completa.
Para a diretora do Centro de Estudos da Metrópole e professora de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), Marta Arretche, a desigualdade no País é uma combinação de fatores relacionados a políticas públicas e aspectos externos.
Marta ainda destaca que os municípios têm a oportunidade de reduzir as desigualdades quanto aos serviços, pois têm responsabilidade sobre todas as políticas relacionadas ao bem-estar dos cidadãos, como escola, habitação e saúde, entre outros.
“A autonomia para decidir sobre a política é limitadas pela regulação federal, mas o município pode escolher onde vai gastar – se na periferia ou no centro, por exemplo –, e isso afeta muito em termos de desigualdade.”
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Notícias
Jurista comenta os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo
De acordo com Vitalino Canas, a democracia não está em crise, mas em transformação
ver em detalhes
Notícias
O Brasil deve usar as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização, defende acadêmico do Nova School of Business and Economics
Na opinião de Rodrigo Tavares, transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável, defende CEO da Bradesco Asset Management
O Canal UM BRASIL— uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — publicou uma entrevista inédita com Bruno Funchal, economista, professor, ex-secretário do Tesouro Nacional e CEO da Bradesco Asset Management. Durante a conversa, ele defendeu que a agenda da produtividade é fundamental para o […]
ver em detalhes