Empreendedores apontam desafios para os empresários brasileiros
O empreendedor é um visionário ao identificar oportunidades de negócios que geram empregos e desenvolvimento econômico. Entrevistados do UM BRASIL falam sobre esse perfil desafiador e o papel de quem empreende no País.
Apesar dos entraves econômicos e da instabilidade política brasileira, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, destaca que uma crise pode ser encarada como oportunidade de expansão. “Aproveitamos o período para abrir lojas em lugares que não conseguiríamos – e conseguimos. A crise nos exige muito mais trabalho e dedicação”, revela.
Na visão do fundador da rede de ensino de idiomas Wizard, Carlos Wizard Martins, existem dois tipos de empreendedores: por oportunidade, que dispõem de certo capital e pesquisam o mercado; e os empreendedores por necessidade, que não conseguiram se realocar em uma empresa e partem para um projeto pessoal em busca de geração de renda.
O professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, também comenta as diferenças entre empreender por necessidade e por oportunidade. “No primeiro caso, o objetivo principal está em sobreviver, enquanto que o segundo tem um impacto social maior ao gerar vagas de trabalho para outras pessoas e resultar em pagamento de impostos”, afirma.
Em outro encontro do canal UM BRASIL, o empresário e professor da Fatec de São José dos Campos, no interior de São Paulo, Agliberto Chagas, afirma ser preciso criar ambientes de confiança e de cooperação para que o empreendedorismo aconteça. Ele dá como exemplo regiões no Brasil e no mundo que passaram por uma reestruturação econômica e que se reergueram justamente usando o empreendedorismo como alavanca.
Em complemento, o coordenador do Centro de Empreendedorismo da Unisal, Leandro Costa, acredita na teoria de que, para um negócio funcionar, ele tem que ser desejável, viável e factível. “Onde houver um problema ou uma oportunidade, sempre existirá um empreendedor para enxergar aquilo e trazer uma melhoria. A multiplicidade de temáticas para empreender é ilimitada”, finaliza.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Notícias
UM BRASIL leva ao Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica debate sobre abertura comercial e desafios do protecionismo
Painel examina como a retração comercial e o populismo afetam o ambiente de negócios na América Latina
ver em detalhes
ESG
Mudanças climáticas e COP30: o Brasil no centro da agenda ambiental global
Tema integra o livro ‘UM BRASIL #11 – Modernização do Estado’, que reúne reflexões sobre sustentabilidade, economia verde e o papel do País na construção de soluções
ver em detalhes
ESG
Presidente do Conselho de Administração da Bemol fala sobre inovação e empreendedorismo na Amazônia
De acordo com llana Minev, o Norte do País é um celeiro de soluções e empresas inovadoras
ver em detalhes