Fechar

Economia e Negócios

nov 28, 2019

Brasil progride a passos lentos na melhoria do ambiente de negócios

A despeito de o País progredir a passos lentos na melhoria do ambiente de negócios, caiu 15 posições no Doing Business 2020, ranking do Banco Mundial, ocupando o 124º lugar

O levantamento avalia anualmente, em 190 nações, as condições para as atividades empresariais, como estímulo ao empreendedorismo, novas empresas, inovação, acesso ao crédito e investimento, entre outros quesitos.

Se em alguns países esses indicadores surpreendem pela facilidade e agilidade, aqui, a complexidade e a burocracia reinam. É comum os empresários brasileiros reclamarem dos percalços encontrados no sistema tributário, do espaço que o Estado ocupa na economia e das regras para obtenção de crédito.

Os empecilhos dessa relação baseada no que o Estado oferece (ou não) ao desenvolvimento empresarial fazem parte de entrevistas do UM BRASIL, publicadas também no livro #8.

Veja as entrevistas abaixo:

Reformas pelo crescimento sustentável, por Otaviano Canuto

Gustavo Franco, economista do Plano Real, explica o baixo crescimento econômico no Brasil

Como criar um ambiente oportuno aos pequenos negócios, por Henrique Meirelles

Reformas econômicas diante da crise, por Zeina Latif

Nova Previdência é resultado do amadurecimento do País, por Maílson da Nóbrega

Pesquisa, inovação e produtividade no Brasil, por José Scheinkman

O mal do capitalismo de compadrio, por Randall Holcombe

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!