UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Postura do Brasil prejudica fortalecimento do País no comércio internacional

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 28 de novembro de 2019

Quando o assunto é comércio exterior, o Brasil é um dos países mais fechados do mundo – postura que prejudica o fortalecimento do País no mercado global. O resultado desse comportamento fica explícito quando cruzamos diferentes análises. Se para o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil é a nona maior economia mundial, dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) nos colocam no 27º lugar no ranking dos países exportadores.

Essa discrepância mostra como estamos aquém do que podemos ser frente à comunidade internacional. Isso porque enquanto as importações deixam de ser estimuladas (e até proibidas) com o objetivo de proteger determinados setores da concorrência mundial, as exportações, muitas vezes, não alcançam as mãos de consumidores estrangeiros por causa do Custo Brasil, que impede a prática de preços competitivos em comparação a mercados como o norte-americano e o europeu.

O protecionismo e os desafios internos – como melhoria na infraestrutura e aumento de competitividade – são temas constantes de entrevistas do UM BRASIL, publicadas também no livro #8.

Veja as entrevistas abaixo:

Política externa no Brasil muda conforme o grupo que está no poder, por Oliver Stuenkel

O protagonismo brasileiro na defesa da ordem internacional, por Guilherme Casarões

Brasil e Ásia: o caminho para uma integração inteligente, por Marcos Jank

O lugar do Brasil no comércio global, por Vera Thorstensen

Comércio exterior brasileiro precisa ocupar seu espaço, por Deborah Stern Vieitas

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Notícias

UM BRASIL leva ao Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica debate sobre abertura comercial e desafios do protecionismo

Painel examina como a retração comercial e o populismo afetam o ambiente de negócios na América Latina

ver em detalhes
ESG

Mudanças climáticas e COP30: o Brasil no centro da agenda ambiental global

Tema integra o livro ‘UM BRASIL #11 – Modernização do Estado’, que reúne reflexões sobre sustentabilidade, economia verde e o papel do País na construção de soluções

ver em detalhes
ESG

Presidente do Conselho de Administração da Bemol fala sobre inovação e empreendedorismo na Amazônia

De acordo com llana Minev, o Norte do País é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.