Nélida Piñon destaca literatura que trata da genealogia brasileira
Para comemorar os cinco anos do UM BRASIL em 2019, o canal lança uma série de vídeos especiais com alguns convidados. Em um deles, a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Nélida Piñon, pontua os livros que a fazem pensar e repensar o Brasil.
“A tendência da nossa sociedade é crer que só o historiador e o sociólogo têm competência de explicar um Brasil. Os grandes ficcionistas são intérpretes do País. Para conhecer essa nação, é preciso atravessar as criações brasileiras”, diz.
Na análise, a escritora destaca a importância da obra de Gilberto Freyre, autor de Casa-grande e senzala (1933), em especial por tratar da mestiçagem racial brasileira.
“Acho fundamental que um país seja descrito. Aliás, a tradição humana cobra dos indivíduos que ele explique quem ele é, qual sua genealogia privada. Assim também é um país”, afirma.
Assista ao vídeo e veja as dicas de leitura.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Pilar central da modernização estatal é a recuperação da produtividade brasileira
Assista ao debate realizado pela FecomercioSP em parceria com o Fórum de Liberdade Econômica do Mackenzie
ver em detalhesFecomercio-SP debate agenda de Reforma Administrativa em fórum organizado pelo Mackenzie
Com apoio institucional do Canal UM BRASIL, a FecomercioSP falará sobre a sua agenda de Reforma Administrativa do Estado durante o VIII Fórum de Liberdade Econômica, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo
ver em detalhesCanal UM BRASIL e Revista PB são vencedores regionais do Prêmio Aberje de comunicação empresarial
O Prêmio Aberje de comunicação corporativa acaba de anunciar os vencedores das etapas regionais, que passaram à final nacional, e o Canal UM BRASIL está entre os melhores de São Paulo.
ver em detalhes