UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Entrevistados analisam ineficiência do Estado

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Pedro Nery
Pedro NeryJornalista

A ineficiência na administração do Estado brasileiro acarreta uma série de dificuldades econômicas e sociais ao País. Ao gastar mal e investir pouco, a ampliação da capacidade produtiva é afetada.

Para o diretor de Pesquisa Econômica para a América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos, esse modelo impede o crescimento do potencial nacional no longo prazo. Em entrevista ao UM BRASIL, ele afirma que o País tem um Estado grande por causa da alta carga tributária e do volume de gastos do setor público. Além disso, os serviços oferecidos à população são de baixa qualidade.

“A agenda mais difícil é elevar o crescimento potencial. Há reformas de caráter estrutural e que não são temas novos, são dos últimos dez, 20 anos. O Brasil precisa investir mais em capital físico e capital humano. Precisa se integrar mais à economia global e comerciar mais porque ainda é um país muito fechado ao comércio. Tem uma carga tributária muito alta e distorcida. Tem um setor público que gasta muito, gasta mal e investe pouco. Então, há toda essa agenda que poderia elevar o crescimento potencial”, avalia Ramos.

O professor de Economia da Universidade Columbia e professor emérito da Universidade de Princeton, José Alexandre Scheinkman, diz que a baixa produtividade é um problema de longo prazo que o País ainda não resolveu. Para o especialista, o limite para os gastos públicos deve fazer gestores públicos e parlamentares repensarem o modo como conduzem a economia nacional.

“Se você olhar desde o começo da década de 1980, você nota os países que foram bem-sucedidos em crescimento: as Coreias, Taiwan, Cingapura, China e Índia, por exemplo. O que eles fizeram? A produtividade total de fatores está crescendo mais rapidamente do que a americana. E isso é lógico. A única maneira de você alcançar os países mais avançados é melhorar a produtividade mais rapidamente do que eles”, diz o professor.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Pilar central da modernização estatal é a recuperação da produtividade brasileira

Assista ao debate realizado pela FecomercioSP em parceria com o Fórum de Liberdade Econômica do Mackenzie

ver em detalhes
Economia e Negócios

Fecomercio-SP debate agenda de Reforma Administrativa em fórum organizado pelo Mackenzie

Com apoio institucional do Canal UM BRASIL, a FecomercioSP falará sobre a sua agenda de Reforma Administrativa do Estado durante o VIII Fórum de Liberdade Econômica, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo

ver em detalhes
Últimas notícias

Canal UM BRASIL e Revista PB são vencedores regionais do Prêmio Aberje de comunicação empresarial

O Prêmio Aberje de comunicação corporativa acaba de anunciar os vencedores das etapas regionais, que passaram à final nacional, e o Canal UM BRASIL está entre os melhores de São Paulo.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail