UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR
 
Entrevista

Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 12 de agosto de 2025

Nesta sexta-feira (8), o Canal UM BRASIL lançou uma entrevista inédita com Creomar de Souza, professor e sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy. O tema da conversa foi a crise entre os Três Poderes e a polarização política no País.

Além de atuação na Dharma, Creomar de Souza é analista político, palestrante, professor na Fundação Dom Cabral e Doutor pela Universidade de Brasília (UnB).

Em sua opinião, as empresas devem aprender a minimizar o risco político. Para isso, recorrer a dados, estudos e análises, além da orientação de profissionais, é fundamental para a sobrevivência do setor.

Para ele, o envolvimento emocional em relação à determinadas pautas, pode levar a prejuízos no mundo corporativo. “Em um país conjunturalmente instável, a política faz o seu preço”, diz Souza.

Ele também defende que, para avançar em agendas essenciais ao Brasil, é preciso construir consensos. “É o principal desafio em uma era globalmente caracterizada por enorme incerteza. E qual o efeito direto da incerteza? O medo. E o efeito direto do medo é a dificuldade de conversar e de enxergar o diferente”, conclui.

A entrevista completa está — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, no YouTube.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy

Em entrevista ao UM BRASIL, Creomar de Souza explica as oriengens da crise entre os Poderes no País

ver em detalhes
Economia e Negócios

Canal UM BRASIL e Tendências Consultoria inauguram parceria

A colaboração deu origem a uma live com a participação da economista Alessandra Ribeiro e do cientista político Rafael Cortez, ambos da Tendências

ver em detalhes
Economia e Negócios

Presidente da COP30 crê que negociações vão ampliar protagonismo brasileiro na economia de baixo carbono

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago fala sobre as expectativas em relação ao encontro que acontece em novembro deste ano em Belém, no Pará

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.