UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Canal Futura exibe vídeos de educação neste Dia do Professor

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 14 de outubro de 2019

O Canal Futura e o UM BRASIL, iniciativa da FecomercioSP, se uniram em prol da educação brasileira. Por isso, entrevistas focadas no tema serão transmitidas durante programação especial em homenagem ao Dia do Professor, em 15 de outubro, às 13h e às 20h30.

Uma das gravações é com o professor da Escola de Educação de Harvard e fundador do Center For Curriculum Redesign, Charles Fadel. No encontro realizado entre a plataforma e a Somos Educação, ele ressalta que as questões sociais também afetam negativamente a qualidade da educação e que o sistema educacional atual ainda não se adaptou às exigências do século 21. O professor também critica o fato de que o conteúdo ensinado atualmente nas salas de aula é parcialmente irrelevante.

“É preciso lembrar que a educação é parte do problema, não o problema inteiro. Toda vez que pensamos nessas coisas, temos que aceitar que há outras soluções que podem ser políticas, sociais, etc. E não colocar todo o peso nas costas da educação”, diz Fadel.

Sob outro ponto de vista, o professor da plataforma de ensino online Descomplica, Eduardo Valladares, fala sobre como uma mudança na maneira de aprender pode modificar a educação. Para ele, essa postura por parte do aluno se faz necessária porque as escolas dizem o que deve ser estudado, mas não explicam como isso pode ser feito.

“O projeto educacional ainda se concentra muito na formação, em se fazer prova e, para o jovem, estudar está sempre associado a algo chato, difícil. Acredito no potencial de ensinar autonomia ao aluno para ele desenvolver a melhor maneira de estudar”, afirma em entrevista fruto de parceria do UM BRASIL com a Brazilian Student Association (BRASA).

Programação
15 de outubro
13h: Eduardo Valladares – Como aprender melhor
20h30: Charles Fadel – Habilidades e competências do século 21

Como assistir
O Canal Futura está disponível nas operadoras Oi TV (canal 35), NET e Claro TV (canais 534 HD e 34), Vivo TV (canais 68 HD e 24 fibra ótica) e SKY (canal 34), além do portal Futura e do aplicativo FuturaPlay.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Livro UB 11

Sociedade mais justa exige inclusão produtiva e combate às desigualdades

Publicação UM BRASIL #11 discute os desafios da modernização do Estado e propõe caminhos para a construção de oportunidades reais para todos os brasileiros

ver em detalhes
Entrevista

Pesquisador do Cebri adverte que política externa será determinante nas próximas eleições

Na opinião de Feliciano de Sá Guimarães, as ações do presidente Donald Trump são guiadas, justamente, pela expectativa de que a política externa influencie o pleito brasileiro

ver em detalhes
Economia e Negócios

Economista diz que agilizar burocracia é uma questão de desenvolvimento

Sary Levy-Carciente é coordenadora do Índice de Burocracia na América Latina

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.