Brasil progride a passos lentos na melhoria do ambiente de negócios
A despeito de o País progredir a passos lentos na melhoria do ambiente de negócios, caiu 15 posições no Doing Business 2020, ranking do Banco Mundial, ocupando o 124º lugar
O levantamento avalia anualmente, em 190 nações, as condições para as atividades empresariais, como estímulo ao empreendedorismo, novas empresas, inovação, acesso ao crédito e investimento, entre outros quesitos.
Se em alguns países esses indicadores surpreendem pela facilidade e agilidade, aqui, a complexidade e a burocracia reinam. É comum os empresários brasileiros reclamarem dos percalços encontrados no sistema tributário, do espaço que o Estado ocupa na economia e das regras para obtenção de crédito.
Os empecilhos dessa relação baseada no que o Estado oferece (ou não) ao desenvolvimento empresarial fazem parte de entrevistas do UM BRASIL, publicadas também no livro #8.
Veja as entrevistas abaixo:
Reformas pelo crescimento sustentável, por Otaviano Canuto
Gustavo Franco, economista do Plano Real, explica o baixo crescimento econômico no Brasil
Como criar um ambiente oportuno aos pequenos negócios, por Henrique Meirelles
Reformas econômicas diante da crise, por Zeina Latif
Nova Previdência é resultado do amadurecimento do País, por Maílson da Nóbrega
Pesquisa, inovação e produtividade no Brasil, por José Scheinkman
O mal do capitalismo de compadrio, por Randall Holcombe
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Pilar central da modernização estatal é a recuperação da produtividade brasileira
Assista ao debate realizado pela FecomercioSP em parceria com o Fórum de Liberdade Econômica do Mackenzie
ver em detalhesFecomercio-SP debate agenda de Reforma Administrativa em fórum organizado pelo Mackenzie
Com apoio institucional do Canal UM BRASIL, a FecomercioSP falará sobre a sua agenda de Reforma Administrativa do Estado durante o VIII Fórum de Liberdade Econômica, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo
ver em detalhesCanal UM BRASIL e Revista PB são vencedores regionais do Prêmio Aberje de comunicação empresarial
O Prêmio Aberje de comunicação corporativa acaba de anunciar os vencedores das etapas regionais, que passaram à final nacional, e o Canal UM BRASIL está entre os melhores de São Paulo.
ver em detalhes