Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Nesta sexta-feira (4), o Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou uma entrevista inédita com Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O especialista atua há mais de 30 anos na área de energia. Sua última experiência no governo foi na Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Pires é mestre em Planejamento Estratégico pelo COPPE/UFRJ, com foco em Tecnologia em Petróleo e Gás. Também é economista pela UFRJ.
Durante a conversa, Pires afirmou que, o potencial energético do País é uma vantagem comparativa que nos coloca à frente de outras nações nesse tema. “O Brasil é um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo. E também pode ser um grande responsável pela segurança do mundo na transição energética”, avaliou.
Segundo o diretor, exemplos não faltam para dimensionar o papel brasileiro nesse setor. “Nós temos uma diversidade energética muito grande. Temos água, sol, vento, petróleo, gás natural, biogás, biometano, biomassa e carvão, além de um potencial nuclear muito grande. O Brasil é uma das maiores reservas de urânio do mundo”, citou.
Entretanto, o setor Elétrico brasileiro vem lidando com instabilidades regulatórias e legislativas. A insegurança jurídica afeta consumidores e eleva o chamado Risco Brasil — um indicador que reflete a confiança que investidores internacionais têm na economia brasileira. Para o diretor, esse é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento “verde” no Brasil.
“As agências reguladoras ficam trocando a regulação a todo momento, o Congresso troca de lei a todo momento”, disse.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Notícias
Jurista comenta os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo
De acordo com Vitalino Canas, a democracia não está em crise, mas em transformação
ver em detalhes
Notícias
O Brasil deve usar as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização, defende acadêmico do Nova School of Business and Economics
Na opinião de Rodrigo Tavares, transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável, defende CEO da Bradesco Asset Management
O Canal UM BRASIL— uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — publicou uma entrevista inédita com Bruno Funchal, economista, professor, ex-secretário do Tesouro Nacional e CEO da Bradesco Asset Management. Durante a conversa, ele defendeu que a agenda da produtividade é fundamental para o […]
ver em detalhes