Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Nesta sexta-feira (4), o Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou uma entrevista inédita com Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O especialista atua há mais de 30 anos na área de energia. Sua última experiência no governo foi na Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Pires é mestre em Planejamento Estratégico pelo COPPE/UFRJ, com foco em Tecnologia em Petróleo e Gás. Também é economista pela UFRJ.
Durante a conversa, Pires afirmou que, o potencial energético do País é uma vantagem comparativa que nos coloca à frente de outras nações nesse tema. “O Brasil é um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo. E também pode ser um grande responsável pela segurança do mundo na transição energética”, avaliou.
Segundo o diretor, exemplos não faltam para dimensionar o papel brasileiro nesse setor. “Nós temos uma diversidade energética muito grande. Temos água, sol, vento, petróleo, gás natural, biogás, biometano, biomassa e carvão, além de um potencial nuclear muito grande. O Brasil é uma das maiores reservas de urânio do mundo”, citou.
Entretanto, o setor Elétrico brasileiro vem lidando com instabilidades regulatórias e legislativas. A insegurança jurídica afeta consumidores e eleva o chamado Risco Brasil — um indicador que reflete a confiança que investidores internacionais têm na economia brasileira. Para o diretor, esse é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento “verde” no Brasil.
“As agências reguladoras ficam trocando a regulação a todo momento, o Congresso troca de lei a todo momento”, disse.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy
Em entrevista ao UM BRASIL, Creomar de Souza explica as oriengens da crise entre os Poderes no País
ver em detalhes
Canal UM BRASIL e Tendências Consultoria inauguram parceria
A colaboração deu origem a uma live com a participação da economista Alessandra Ribeiro e do cientista político Rafael Cortez, ambos da Tendências
ver em detalhes
Presidente da COP30 crê que negociações vão ampliar protagonismo brasileiro na economia de baixo carbono
O embaixador André Aranha Corrêa do Lago fala sobre as expectativas em relação ao encontro que acontece em novembro deste ano em Belém, no Pará
ver em detalhes