Wálter Maierovitch é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), secretário nacional antidrogas da Presidência da República e magistrado do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Também atuou como professor visitante da Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, e foi professor de Direito Processual Penal na Universidade Mackenzie. Na Organização das Nações Unidas (ONU), atuou como especialista nos fenômenos da criminalidade, de 1998 a 2000.
Atualmente, Maierovitch é conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas (Instituto Pimenta Bueno) da USP e é vice-presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). É ainda presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais (IBGF). É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Paulista de História.
É colunista semanal na revista Carta Capital, colaborador dos jornais Folha de S.Paulo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo e comentarista nos quadros “Justiça e cidadania” e “Por dentro da Justiça”, na rádio CBN.
UM BRASIL
Maierovitch analisou a política de segurança pública do Brasil em entrevista publicada em 2 de dezembro de 2014.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes