Vítor Sandes é professor e coordenador do curso de bacharelado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em 2018, foi guest scholar no Kellogg Institute for International Studies, da Universidade de Notre Dame.
É, respectivamente, doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela UFPI. Também é bacharel em Ciências Sociais pela UFPI.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Vítor Sandes destaca que há um desequilíbrio de forças entre os Poderes Executivo e Legislativo nos Estados. Deste modo, dificilmente os deputados estaduais se voltam contra o governador, a não ser aqueles que claramente representem a oposição. Além disso, afirma que, em virtude do arranjo institucional nas entidades federativas, o chefe do Executivo costuma ter facilidade para formar maioria entre os parlamentares. A entrevista foi ao ar no dia 13 de maio de 2022.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes