UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rubens Ricupero

  • COMPARTILHAR

Rubens Ricupero é diretor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Foi diplomata de carreira e chefiou as embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma.

Atuou como ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993-1994). Ainda no governo federal, foi ministro da Fazenda (1994) no período de lançamento da nova moeda brasileira, o real, recebendo do então presidente Itamar Franco o apelido de “sacerdote do real”.

Entre 1995 e 2004, ocupou o cargo de secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Foi professor de História das Relações Diplomáticas do Brasil, no Instituto Rio Branco, e de Teoria das Relações Internacionais, na Universidade de Brasília (UnB).

É autor de vários livros e ensaios sobre a história da diplomacia e formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Rubens Ricupero avalia as transformações pelas quais o País passou no século 20, enfatizando a questão demográfica, e aponta os desafios da atualidade. Ressalta a necessidade de a periferia ser integrada à sociedade por meio da educação e da economia e que as oportunidades de desenvolvimento do Brasil estão nas relações com a Ásia. Também comenta sobre o papel da diplomacia brasileira nas questões internacionais. A entrevista foi publicada no dia 12 de abril de 2019.

O ex-embaixador também participou de uma debate sobre os 25 anos do Plano Real, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do economista Persio Arida. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.