É um dos idealizados do Plano Real.
De 1993 a 1994, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, em 1995, ocupou o cargo de presidente do Banco Central.
Foi pesquisador do Institute for Advanced Studies, em Princeton; do Centre for Brazilian Studies, na Universidade de Oxford; e da Smithsonian Institution, em Washington.
É graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Lecionou na USP e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Em parceria com o economista André Lara Resende, publicou o paper conhecido como “Larida”, o qual serviu de base para advento do Plano Real.
UM BRASIL
Persio Arida participou de um debate sobre os 25 anos do Plano Real promovido pelo UM BRASIL. Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do embaixador Rubens Ricupero, comenta sobre o processo de criação da moeda que pôs fim à hiperinflação brasileira. O vídeo foi ao ar no dia 3 de setembro de 2019.
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhesDe acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes