Marcos Mendes é economista, pesquisador associado do Insper em Políticas Públicas e referência em temas como economia do setor público, finanças públicas, política fiscal e relações federativas.
Desde 1995, atua como servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado.
De maio de 2016 a dezembro de 2018, exerceu a função de chefe da assessoria especial do Ministro da Fazenda (gestões de Henrique Meirelles e Eduardo Guardia), tendo participado da concepção de diversas reformas econômicas, como a do Teto de Gastos.
Trabalhou no Banco Central (Bacen) e no Tesouro Nacional nas áreas relacionadas à dívida pública e às finanças públicas.
É autor dos livros Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro e Por que é difícil fazer reformas econômicas no Brasil?.
É doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Também tem os títulos de bacharel e mestre na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB).
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, Marcos Mendes destaca que o País, como forma de apaziguar os conflitos sociais, viciou-se em gasto público. Contudo, o Estado chegou a uma situação-limite, porque os mecanismos por meio dos quais a despesa pública cresce estão esgotados. Além disso, o economista comenta como funcionam as emendas parlamentares e critica a adoção de práticas com recursos públicos que se esquivam do Teto de Gastos. A entrevista foi ao ar no dia 22 de julho de 2022.
Foto: Fabiano Battaglin
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes