Francisco Gaetani é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Administração Pública pelo Departamento de Governo da London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE.
É professor do mestrado profissionalizante em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), e professor permanente do Instituto Rio Branco e da Escola Nacional de Administração Pública.
Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi diretor da Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro; assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG; assessor de Planejamento da Companhia Vale do Rio Doce; e gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social do Estado de Minas Gerais. Na Administração Pública Federal, foi secretário-executivo, secretário-executivo adjunto e secretário nacional de Gestão do Ministério do Planejamento e secretário-executivo no Ministério do Meio Ambiente. Presidiu a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Atualmente, é Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, Gaetani fala sobre o papel do Estado, a Reforma Administrativa, o desequilíbrio entre Poderes e a relação entre as esferas de governo.
É preciso que o Brasil siga o exemplo de outros países e construa um Estado não seja um ônus, mas um “facilitador de soluções da vida social”, defendeu.