Soraya Smaili é reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da mesma instituição. Também é mestre em Farmacologia pela EPM/Unifesp e graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP).
Nos Estados Unidos, realizou dois estágios de pesquisa em nível de pós-doutorado nas instituições Thomas Jefferson University e National Institutes of Health (NIH).
Desenvolve pesquisas nas áreas de neurociência e morte celular, área em que é autora de diversos artigos e capítulos de livros.
Desde 2000, coordena o Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e o Laboratório Multiusuário de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp. Também é integrante do Comitê Diretor da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society – ICDS).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Soraya Smaili conversa sobre investimentos em ciência e tecnologia, ensino público, ensino superior, fuga de cérebros do País e crises de saúde pública. A entrevista foi publicada em 25 de maio de 2018.
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes