UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Sérgio Abranches

  • COMPARTILHAR

Sérgio Abranches é sociólogo, escritor e colunista político. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor em Ciência Política na Universidade Cornell. Atuou como professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Os despossuídos: crescimento e pobreza no país do milagre” (1985), “Crise e mudança: a nova cara do Brasil” (1994) e “Copenhague: antes e depois” (2010).

UM BRASIL

Ao UM BRASIL, Abranches fala sobre “a era do imprevisto”, tema de seu novo livro que analisa o atual período de transição gerado pela globalização e digitalização das sociedades. O sociólogo discute ainda na entrevista, gravada no 11 de agosto de 2017, as transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais o Brasil atravessa e os desafios da mudança climática.

Em julho de 2025, em sua mais recente entrevista ao UM BRASIL, afirmou que o mundo terá de buscar estratégias para amenizar os impactos da ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos. “O país precisa ter uma contribuição importante, de liderança, na redução de emissões. Se ele não o faz, os outros usam isso como álibi para também não fazer”, disse. “Isso significa que não conseguiremos avançar na questão climática até que o Trump saia do governo.”

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Política

A democracia não está em crise, mas em transformação

Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo

Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.