Pierpaolo Bottini é graduado em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Penal na Universidade de São Paulo (USP). É diretor de Direito Penal Econômico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, diretor da seção brasileira da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) e membro da comissão julgadora do Prêmio Innovare.
Bottini é professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP e coordena o curso de Direito Penal do Instituto de Direito Público, em Brasília.
Esteve à frente da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, entre 2005 e 2007, e do Departamento de Modernização Judiciária do mesmo órgão, de 2003 a 2005. Foi membro efetivo do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e consultor da Fundação Ford em projeto para aprimoramento do sistema judicial brasileiro.
O advogado é autor de livros na área de Direito Penal como “Lavagem de dinheiro” e “Crimes de perigo abstrato e princípio da precaução na sociedade de risco”.
UM BRASIL
Bottini debateu a judicialização em entrevista publicada em 27 de outubro de 2017. O especialista falou de combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes