UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Pedro Santa Clara

  • COMPARTILHAR

Pedro Santa Clara é diretor do TUMO Portugal, professor catedrático de Finanças na NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE) e empreendedor social.

Publicou mais de 30 artigos em revistas acadêmicas de referência na área das Finanças e Economia. Foi pesquisador associado do National Bureau of Economic Research e do Center for Economic Policy Research. Liderou a criação da Fundação Alfredo de Sousa, que presidiu entre 2015 e 2018.

No início de 2019, fundou a Shaken Not Stirred, empresa que promove e gere projetos de educação. Também é fundador e membro do Conselho de Administração do Instituto Mais Liberdade, think tank que promove ideais liberais de liberdade individual, economia de mercado e democracia. É sócio-fundador da Atrium Portofolio Managers, gestora de ativos criada em 1999, e da Data4Deals, startup fintech criada de 2021.

UM BRASIL

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em maio de 2025, afirmou que a educação precisa acompanhar a revolução tecnológica em curso. Para ele, ferramentas como o ChatGPT e outras plataformas digitais devem ser consideradas “players na educação”. “A IA permite desenvolver experiências de aprendizagem muito mais ricas do que a escola tradicional”, disse Santa-Clara.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes
Economia e Negócios

Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal 

Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa construir pontes, e não escolher lados 

Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.