Paulo Tafner é especialista em Previdência Social, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) e professor da Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi coordenador do grupo de estudos da Previdenciários e editor da publicação “Brasil: o Estado de uma Nação”. Ainda foi subsecretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro entre 2010 e 2014.
Atuou também como diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e como superintendente de Estudos, Pesquisa e Capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É economista, doutor em Ciência Política e coautor de Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar (Elsevier, 2010).
UM BRASIL
Tafner concedeu entrevista ao UM BRASIL no dia 9 de março de 2018 e abordou o déficit previdenciário brasileiro. O pesquisador da Fipe e do Ipea explicou, entre outros pontos, que a mudança previdenciária é necessária para o País em âmbito nacional e regional em razão das diferenças existentes quanto à questão da Previdência entre a União e os Estados e municípios.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes