Paulo Tafner é especialista em Previdência Social, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) e professor da Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi coordenador do grupo de estudos da Previdenciários e editor da publicação “Brasil: o Estado de uma Nação”. Ainda foi subsecretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro entre 2010 e 2014.
Atuou também como diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e como superintendente de Estudos, Pesquisa e Capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É economista, doutor em Ciência Política e coautor de Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar (Elsevier, 2010).
UM BRASIL
Tafner concedeu entrevista ao UM BRASIL no dia 9 de março de 2018 e abordou o déficit previdenciário brasileiro. O pesquisador da Fipe e do Ipea explicou, entre outros pontos, que a mudança previdenciária é necessária para o País em âmbito nacional e regional em razão das diferenças existentes quanto à questão da Previdência entre a União e os Estados e municípios.
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes