Mario Vargas Llosa é escritor laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (2010).
Também é vencedor dos prêmios literários Rómulo Gallegos (1967) e Miguel de Cervantes (1994).
É membro da Academia Peruana de Línguas e da Real Academia Española (RAE).
Trabalhou como jornalista e foi candidato à presidência do Peru em 1990.
Tem vários títulos de doutorado honorários concedidos por instituições como Yale, Harvard, Universidade de Lima, Oxford, Universidade Europeia de Madrid, Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa.
Estudou Letras e Direito na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, e obteve o título de doutor em Filosofia e Letras na Universidad Complutense de Madrid.
A cidade e os cachorros, A festa do bode e Travessuras da menina má são algumas de suas obras.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Mario Vargas Llosa comenta sobre a destituição de um presidente, o desinteresse dos jovens pela política, o risco de deixar a democracia nas mãos de políticos desonestos e os benefícios da literatura na vida do ser humano. A entrevista foi publicada em junho de 2016.
Entrevista
Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição
ver em detalhes
Economia e Negócios
Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País
ver em detalhes
Sociedade
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes