Graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Atuou como professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, entre 1977 e 2012.
Foi membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, entre 2008 e 2010.
Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, entre 1991 e 1992.
Atua, principalmente, com temas como educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica e epistemologia, assuntos que também baseiam suas palestras.
É autor de mais de 20 livros. Sua publicação mais recente é A diversidade: aprendendo a ser humano, lançado em junho de 2020.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em julho de 2020, ele põe em debate pontos como o preconceito e a ignorância elevados a um sentimento nacionalista, o perigo da descrença na ciência, os rumos da educação e a importância de que a liberdade seja um direito coletivo garantido. “A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, a minha liberdade acaba quando acaba a do outro. Se algum ser humano não é livre, ninguém é livre”, pondera.
Em nova entrevista ao UM BRASIL, em agosto de 2020 – fruto de parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) –, Cortella põe em debate a desigualdade em torno do acesso ao ensino de qualidade em escolas públicas e analisa como a pandemia agrava ainda mais esse problema estrutural. Ele também explica como os governos estaduais podem tornar o ensino remoto mais difundido, afora a perspectiva tecnológica.
Crédito da foto: Tomás Arthuzzi_Nova Escola
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes