É diplomata, conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Foi embaixador do Brasil na Argentina e na França, secretário-geral do Itamaraty, coordenador da Conferência Rio-92 e chefe da delegação do Brasil para Assuntos de Desarmamento e Direitos Humanos, na Suíça.
É coautor do livro História da paz, da Contexto, e atualmente escreve suas memórias na obra intitulada Quase memórias póstumas. É palestrante sobre temas relativos a relações internacionais nas áreas de desarmamento, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
UM BRASIL
Azambuja falou sobre a atuação do Brasil na política externa em entrevista publicada no dia 23 de março de 2018. Na ocasião, ele disse que o País é uma grande potência regional com projeções mundiais e tem papel crescente no século 21.
								
								Entrevista
								Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição
ver em detalhes
								
								Economia e Negócios
								Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País
ver em detalhes
								
								Sociedade
								Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes