Marcelo Paixão é professor associado da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, e presidente da Brazilian Studies Association (BRASA).
Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por 16 anos e foi professor visitante na Universidade de Princeton.
Paixão é PhD em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Também é mestre em Engenharia de Produção e bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ.
Escreveu diversos livros e artigos sobre questões raciais e desigualdade.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Marcelo Paixão critica políticas negacionistas à gravidade do coronavírus e descarta haver contradição entre economia e adoção de medidas sanitárias. O professor também alega que há uma escalada de autoritarismo no Brasil. A entrevista foi ao ar no dia 8 de abril de 2020.
Educação e Cultura
Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados
ver em detalhes
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes