Jorge Caldeira é jornalista e escritor.
É imortal da Academia Paulista de Letras (APL) e autor dos livros “História da riqueza no Brasil — cinco séculos de pessoas, costumes e governos”, “Mauá, empresário do Império”, “Júlio Mesquita e seu tempo” e “Viagem pela história do Brasil”. Publicou ainda a biografia de Noel Rosa.
Foi publisher da Revista Bravo, consultor do Projeto Brasil 500 Anos, da Rede Globo, editor-executivo da revista Exame, editor do caderno Ilustrada e da Revista da Folha. Foi ainda editor de economia da Revista ISTOÉ e editor da revista Novos Estudos, do Cebrap.
É bacharel em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).
UM BRASIL
Caldeira falou ao UM BRASIL em duas ocasiões. No vídeo publicado no dia 6 de julho de 2018, o escritor falou que as distorções na economia brasileira foram criadas a partir do momento em que a escravidão foi mantida em detrimento do capitalismo. No dia 3 de dezembro de 2015, o jornalista abordou a falta de liderança política no país e afirmou que uma mudança inclui, fundamentalmente, o desempenho de um papel melhor pela sociedade.
Em nova entrevista ao canal, em junho de 2024, Caldeira enfatiza que o Brasil se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas(COP30), em 2025, sem um plano concreto de corte de emissões de carbono e sem que isso seja uma prioridade política.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes