Publicitária, administradora, pesquisadora em alimento e cultura alimentar mazônica, curadora de eventos e projetos gastronômicos, mentora de pequenas indústrias de alimentos e palestrante nos temas de bioeconomia, negócios de impacto socioambiental, gastronomia e ingredientes amazônicos.
É Sócia-fundadora e Diretora na Manioca, uma pequena indústria de impacto socio-ambiental, instalada em Belém/PA, que transforma ingredientes da Amazônia em alimentos naturais, práticos, saudáveis, inovadores e saborosos, dialogando com a cultura local e sua biodiversidade, a partir do comércio justo e do desenvolvimento de cadeias produtivas.
Também é Diretora Executiva no Instituto Paulo Martins, organização da sociedade civil que atua com foco em sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis amazônicos, através da educação, criação de conhecimento e promoção.
UM BRASIL
Em outubro de 2025, Joanna participou do Encontros COP 30 I Clima, Impacto & Mercado, evento realizado em parceria com a Casa Balaio, a Revista Problemas Brasileiros e a FecomercioSP. Suas contribuições compuseram o painel “Estratégias Empresariais para um Futuro Sustentável”. Clique aqui e assista.
Na mesma ocasião, o UM BRASIL gravou uma entrevista com Joanna, que foi ao ar em novembro de 2025. A pesquisadora comentou como o Brasil e a Amazônia podem transformar recursos naturais em valor.
Economia e Negócios
O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável
ver em detalhes
Economia e Negócios
Professor Marco Antônio Silva Lima, da Uepa, fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia
ver em detalhes
Entrevista
Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor
ver em detalhes