UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Izabella Teixeira

  • COMPARTILHAR

Izabella Teixeira é formada em biologia pela Universidade de Brasília (UnB). Fez mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A bióloga foi ministra do Meio Ambiente entre os anos de 2010 e 2016, durante os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Antes de assumir o cargo no lugar de Carlos Minc, Izabella atuou como secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente. No currículo, consta ainda a função de subsecretária do Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro.

Atualmente, é conselheira consultiva internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

UM BRASIL

Izabella falou sobre desenvolvimento sustentável ao UM BRASIL, ao lado do secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl. No debate, publicado em 8 de dezembro de 2017, afirmou que o País não pode dar sinais contraditórios com relação ao desmatamento e que deve assumir o papel de protagonismo que lhe cabe.

A entrevista foi uma parceria entre o UM BRASIL e o Brazil Forum UK, uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.

Em entrevista publicada em junho de 2025, Izabella voltou a falar sobre sustentabilidade ao UM BRASIL. A especialista defendeu que a crise climática é uma agenda de desenvolvimento em todo o mundo e exige decisões integradas em áreas como Economia e Inovação.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.